Gosta de ler e está aprendendo uma nova língua? Então você vai se divertir ao conferir essas dicas para aprender um novo idioma usando livros!

Descubra como aprender um novo idioma usando livros nesse post! Dicas que vão tornar aprender divertido!

A primeira vez que tentei ler um livro em inglês foi no lançamento de Harry Potter and the Deathly Hallows. Como qualquer outra fã da saga, eu não queria esperar meses pela tradução em português, e resolvi ler o volume final na sua versão original. Afinal, eu me dava bem nas aulas do inglês na escola, o quão difícil poderia ser?

Para a minha grande surpresa, eu descobri não apenas que me vocabulário de termos bruxos em inglês era super limitado, mas que o meu domínio do idioma era bem menor do que eu imaginava. Desisti na segunda página.

No ano seguinte, a saga Crepúsculo começou a fazer sucesso, e eu corri para ler todos os livros. Dessa vez, no entanto, usei uma técnica diferente para ler os livros em inglês (expliquei melhor no item #2 dessa lista), e pude dizer depois de muito esforço que eu consegui ler meu primeiro livro em outra língua.

Hoje, quando eu penso em como aprendi inglês, preciso dizer que além das técnicas que expliquei no post de como aprender inglês por conta própria, os livros me ajudaram demais. Eu gostei tanto de usá-los como método de aprendizado, que hoje estou tentando aprender espanhol e já tenho vários livros nessa língua no meu Kindle.

Mas, como você pode ver, minhas primeiras tentativas de aprender dessa maneira não deram muito certo. Isso porque existem alguns truques para aprender um novo idioma usando livros que eu não sabia, e são eles que quero te ensinar nesse post. 

Aplicando as dicas abaixo, tenho certeza que você vai aprender outra língua muito mais rápido e sem desistir nas primeiras páginas.

Dicas para aprender um novo idioma usando livros

As dicas desse post falam mais de inglês e espanhol pois esses são os idiomas que eu estudo. De qualquer jeito, elas são universais e podem ser utilizadas para qualquer língua. Eu recomendo, no entanto, que você já tenha um certo conhecimento de pronomes, verbos e um pouco de vocabulário. Não tente ler um livro estrangeiro partindo absolutamente do zero pois será uma experiência frustrante.

1. Use um Kindle

Como eu já mencionei, a minha primeira tentativa de ler um livro em inglês não deu muito certo, e eu não consegui passar da segunda página. Um dos principais problemas foi que havia muitas palavras que eu não sabia o significado, e aí eu parava para buscar cada uma delas no dicionário ou usar o Google Translate no computador. Como você pode imaginar, a leitura não fluía.

Anos depois, no entanto, eu passei a estudar espanhol usando livros, porém com ebooks no meu Kindle em vez de livros físicos. E quão grande foi a minha surpresa ao descobrir que não só eu posso marcar passagens que eu não entendo para pesquisar depois, mas que o Kindle também tem embutido um tradutor para várias línguas? 

Agora quando não entendo uma palavra é só selecioná-la rapidamente e o próprio aparelho já me mostra a tradução com algumas frases de exemplo. Isso faz com que a leitura seja bem mais fácil, mesmo que eu não entenda algum trecho. Além disso, é possível selecionar frases inteiras para serem traduzidas, evitando que você tenha que pesquisar palavra por palavra. Muito mais prático do que ler com o celular do lado para usar o app de tradução.

Eu tenho a versão mais simples do Kindle e acho mais do que suficiente para leitura, especialmente agora que ela também vem com luz embutida (o meu modelo é tão antigo que nem tem isso). O que eu mais gosto nesse leitor é que a tela é bem diferente de tablets e smartphones, feita para leitura mesmo e parece muito com papel, ou seja, não cansa a vista e não reflete no sol. A bateria dura semanas e é super fácil comprar livros e mandá-los para seu dispositivo!

2. (Re)Leia os seus livros favoritos em outra língua

De longe, essa foi a dica que mais me ajudou a aprender novos idiomas. Quando eu tentei ler o último Harry Potter diretamente em inglês, sem saber a história, eu desisti rapidinho, pois além de não entender as palavras não entendia também o contexto.

Já na minha segunda tentativa, eu resolvi fazer diferente. Depois de ler todos os livros da saga Crepúsculo lançados no Brasil, eu reli o primeiro em português e, em seguida, novamente em inglês (eu era muito fã na época, ok?). Dessa forma, eu já sabia o que estava acontecendo em cada cena, e várias palavras que eu não conhecia eu conseguia deduzir pela memória e pelo contexto. O mesmo está acontecendo no espanhol, escolhi reler Desenveturas em Série, e apesar de não saber quais são as palavras para “sobrancelha” e “tornozelo”, cada vez que o narrador descreve o conde Olaf eu consigo entender devido a já ter lido a história mil vezes, que é isso que “ceja” e “tobillo” querem dizer. 

A minha sugestão aqui para aprender um novo idioma usando livros é ler uma história que você já conhece todos os detalhes, ou então reler primeiro em português e em seguida na língua que você quer aprender. Assim fica ainda mais fácil!

Um kindle é uma ótima ferramenta para te ajudar a aprender um novo idioma usando livros!

3. Leia livros infantis ou infantojuvenil

Quando for se aventurar para ler livros novos em outra língua, comece por livros infantis ou histórias infantojuvenil, já que esses livros tem uma linguagem mais fácil de ser entendida, já que são para um público mais jovem. Dessa forma, você não precisa se preocupar em encontrar um uso muito formal da língua ou expressões mais cultas.

Os livros que eu li diretamente em inglês pela primeira vez foram os da saga Hunger Games. Eu já havia assistido o primeiro filme, então sabia qual era a história, o que foi mais fácil de entender o primeiro volume. No segundo, apesar de não conhecer o enredo, eu já estava acostumada com a escrita da autora e com palavras que ela usa com frequência (afinal, cada autor tem seu estilo), então consegui entender praticamente tudo. 

Se esse gênero literário não faz muito seu estilo e você não sabe o que ler, aqui no blog tem um post com algumas das melhores sagas infantojuvenil e jovem adulto

4. Pesquise por reviews em outra língua

Eu adoro ler reviews, tanto para me ajudar a escolher qual será o próximo livro quanto para ver o que outros leitores acharam da história. No começo eu costumava ler essas reviews no Skoob, mas para tentar aprender um novo idioma usando livros comecei a procurar por opiniões em inglês e espanhol. Parece besteira, mas existem milhares de blogs e fóruns como o Goodreads onde as pessoas passam um tempão falando sobre livros, então existe muito conteúdo. 

Caso tenha dúvidas sobre o nível do idioma utilizado, aproveite para procurar alguns trechos na língua que você pretende ler, para ver se vai conseguir a escrita do autor. Eu fiz isso quando estava pensando em ler Game of Thrones, e depois de perceber que o autor chegava a usar “breaking the fast” para explicar que as personagens estavam tomando café da manhã (having breakfast), resolvi que naquele momento meu nível de inglês não era suficiente para ler 600 páginas nesse estilo. 

Caso já esteja em um nível um pouco mais avançado, você também pode procurar vídeos no YouTube para treinar a sua escuta. Nesse caso, sugiro assistir a vídeos de livros que você já leu, pois assim você consegue entender mais facilmente o que está sendo dito (em vez de achar que você não está entendendo uma palavra quando na verdade ela é um termo inventado no livro ou um nome próprio, por exemplo).

5. Escute Audiobooks 

Essa dica é a mais difícil, por isso sugiro segui-la apenas quando você já tiver um maior domínio e entendimento da língua que quer aprender. Ao invés de ler os livros, seja a versão física ou digital, você pode escutá-los! 

Os audiobooks, apesar de não serem uma novidade, estão super em alta no momento, por isso a maioria dos lançamentos já tem versão em audio. E o melhor é que com essa popularidade, as empresas contratam narradores famosos ou super experientes, tornando a experiência ainda melhor. Em vários grupos que participo as pessoas dizem que alguns livros devem ser escutados em vez de lidos pois a versão em audio é fenomenal. 

Você pode escutar seus livros em momentos como lavar a louça, dirigindo ou até mesmo quando estiver tomando banho ou malhando.

Caso queira algumas recomendações em inglês, eu já ouvi falar muito bem das versões de Daisy Jones & The Six da Taylor Jenkins Reid, Born a Crime do Trevor Noah e Becoming da Michelle Obama. Já li os três livros e realmente as histórias são ótimas, mas consigo ver que o primeiro que é em formato de entrevista deve ser incrível em audio, assim como as duas memórias cujos audios são narrados pelos próprios autores! 

Aqui no Brasil eu achei difícil encontrar o audio em outras línguas dos livros, mas na Amazon.com você pode se inscrever no Audible, que tem uma biblioteca enorme disponível em diferentes idiomas.

E aí estão, as minhas dicas favoritas para aprender um novo idioma usando livros!

Acha que faltou alguma dica? Me conta nos comentários!

Gostou desse post? Salve no Pinterest para ler depois!

Quer aprender um novo idioma usando livros? Então veja essas dicas e aprenda mais rápido e sem parecer que está estudando! #novoidioma #estudarlinguas #dicas #poliglota #estudodeidiomas

Os links para a Amazon são afiliados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *